O painel solar fotovoltaico é o dispositivo responsável por converter a energia do sol em energia elétrica. A composição do painel solar consiste em células solares, também conhecidas como células fotovoltaicas.
Existem centenas de modelos de placa solar no mercado.
Veja abaixo algumas informações importantes que você deve considerar quando for escolher a sua placa solar e também a lista das placas solares homologadas no Brasil e suas respectivas fichas técnicas:
O que considerar quando for escolher uma placa solar:
Certificação Inmetro e IEC 61215
A certificação mínima que o seu painel precisa aqui no Brasil é o selo do Inmetro mas ele sozinho não garante a segurança e a durabilidade da placa solar. Por isso o Portal Solar somente recomenda você comprar painéis que apresentem também a certificação utilizada no mundo todo: a IEC 61215. Ou seja, somente compre um painel que possua as duas certificações. Leia mais aqui sobre a certificação do painel solar.

Mono ou Poli-cristalino?
As placas solares utilizam, na sua maioria, células fotovoltaicas de silício. Os dois tipos mais comuns são a placa solar com células monocristalina e a placa com células policristalinas. A diferença entre elas é muito pequena, de uma forma simples, a mono-cristalina é um pouco mais eficiente (produz mais energia por m²) e portanto um pouco mais cara. Na nossa opinião, Para uso em casas ou empresas, o mais importante é que ela tenha uma eficiência acima de 15%. Leia mais aqui sobre os tipos de painel solar.
O fabricante da placa solar
Ele possui um representante legal no Brasil? Se ele fabrica no Brasil ele possui o certificado IEC 61215?
As garantias da placa solar
As garantias tradicionais de placa solar são de 25 anos. Tolerando até 20% de perda sobre a eficiência da placa. Não aceite nada menos que isso.
Tolerância negativa ou positiva sobre a potência da placa solar
Qual é a tolerância negativa sobre a potência da placa solar? Esta é a quantidade de "margem de erro" que o fabricante permite ao citar a potência mínima da placa solar. 0% de tolerância, ou tolerância positiva é excelente; menor do que -5% pode ser um sinal de alerta.
Grau de proteção (IP) da placa solar.
Isso vai garantir que não entre água ou sujeira na sua placa solar. Menor que 65 não recomendam